Acesse Nossas Matérias

SEIFA- Seu Seminário Teológico

SEIFA- Seu Seminário Teológico
SEIFA- Seu Seminário Teológico

FAÇA TEOLOGIA CONOSCO!!!

SOMOS CREDENCIADOS PELA FACULDADE FAIFA (POR INTERMÉDIO DO SEMINÁRIO SEIFA), AMBOS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LIGADOS À CONAMAD (CONVENÇÃO NACIONAL DOS MINISTROS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL - MINISTÉRIO DE MADUREIRA). O SEMINÁRIO SEIFA FAZ PARTE DA FACULDADE FAIFA (INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - PORTARIA Nº 3249 / 2002, CONFORME DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, DATADO DE 28 /11 / 2002) E, POR ISSO, NOSSAS HORAS SÃO APROVEITADAS PARA FINS DE CARREIRA ESTUDANTIL COMO HORAS EXTRAS CURRICULARES, PODENDO SER APROVEITADAS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TEREMOS IMENSA SATISFAÇÃO DE FORNECER-LHE MAIORES INFORMAÇÕES. OBSERVE ATENTAMENTE O FOLDER / PANFLETO ACIMA E TIRE SUAS DÚVIDAS!!! Pastor GESSE JAMES LUCENA LIMEIRA (082 - 9 8863 2238 / 9 9940 2511)), PROFESSOR DE TEOLOGIA

PAGAMENTO DIGITAL SEGURO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ESCATOLOGIA BÍBLICA


INTRODUÇÃO
Alguns anos atrás, as pessoas que falavam sobre o fim do mundo, eram tidas como alarmistas e fanáticas. Hoje, pessoas importantes, estadistas, políticos, ambientalistas, cientistas, jornalistas e muitos outros pelo mundo afora fazem previsões apocalípticas e catastróficas sobre o fim do mundo.
Os jornais e revistas em geral são arautos dessas previsões e suas páginas diariamente estão estampadas manchetes sobre a  eminente vinda de Cristo.
Grandes mudanças estão ocorrendo no mundo, e os acontecimentos finais serão rápidos. “Governadores e estadistas, homens que ocupam posições de confiança e autoridade, homens e mulheres pensantes de todas as classes, têm sua atenção posta nos acontecimentos que tomam lugar ao nosso redor. Eles examinam a intensidade que está tomando posse de cada elemento terreno, e reconhecem que algo grande e decisivo está por acontecer – que o mundo está no limiar de uma crise estupenda”.
A natureza está dando o seu aviso e os homens não estão entendendo a mensagem. Estão fazendo todo tipo de esforço para salvar a natureza, mas ela está voltando-se contra o homem. “Nenhuma força terrestre poderá deter a mão de Deus”, porque os homens desrespeitam a sua Lê” (Êxodo 20.3-17).
Estamos vivendo no limiar do cumprimento das visões dos profetas de Deus. Momentos estes que ansiosamente os filhos de Deus têm aguardado com grande expectativa.
“Breve veremos Aquele em quem se tem centralizado nossas esperanças de vida eterna”!
“É tempo de olhar para cima e permitir que nossa fé cresça continuamente. Permitir que esta fé nos guie pelo caminho estreito para que possamos entender o futuro descrito nas Sagradas Escrituras.

DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Ao contrário do que muita gente pensa, a Doutrina das Últimas Coisas não constitui um emaranhado de enigmas ou um quebra-cabeças. Ele é um conjunto de verdades cristalinas e bem estabelecidas a respeito do que Deus está para fazer nestes últimos dias.

I. O QUE É A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Afirmou o apóstolo Paulo: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1ª Co 15.19). Mas como esperamos em Cristo também na outra vida, não podemos ignorar o plano de Deus para o final dos tempos? Daí a necessidade e a urgência de compreender a “Doutrina das Últimas Coisas”.
1. Definição do termo.
Doutrina das últimas coisas é o estudo dos eventos que estão para acontecer segundo as Escrituras. Estes eventos fazem parte do plano divino e eterno através dos séculos, conforme Ef 3.11 e Is 46.11.
A doutrina das últimas coisas, por conseguinte, são as verdades da Bíblia Sagrada referente aos últimos dias da história da humanidade. Em Teologia Sistemática recebe o nome de Escatologia, em grego significa literalmente, “Estudo das últimas Coisas”.
Escatologia – O termo escatologia deriva-se de dois vocábulos gregos:
“Eskatos” = último.
“Logia” = estudo ou tratado – significa estudo das últimas coisas, doutrinas futuras.
Jesus ensinou muito sobre este assunto nos Seus Evangelhos, e para o profeta João quando revelou o Apocalipse, temos também referências nos livros dos profetas.
A escatologia é o ponto alto do estudo teológico. A teologia só pode ser completa quando apresenta uma doutrina escatológica com uma interpretação fiel e harmônica.
Na escatologia vemos Deus revelando aos homens algo sobre os tempos e estações que estabeleceram pelo Seu próprio poder (At 1.7). Para os salvos, estão reservadas maravilhosas e surpreendentes coisas dentro de um futuro breve. Para os pecadores, que não se arrependerem, o futuro será dramático, triste e lamentável.
2. No Antigo Testamento.
A escatologia do Antigo Testamento tem como pilares os seguintes pontos:
A. A salvação e a restauração completa do remanescente fiel do povo judeu (Ez 36.17-38; Sf 3.13).
B. O aparecimento glorioso e visível do Messias, que levará Israel à conversão nacional (Zc 12.10).
C. O Dia do Senhor e o julgamento (Is 12.2; 13.9; Ob 1.15).
D. O estabelecimento do Reino de Deus na terra (Is 11.1-16).
E. A ressurreição e o Juízo final (Dn 12.2).
F. O aparecimento do novo céu e da nova terra (Is 65.17).
3. No Novo Testamento.
A escatologia do Novo Testamento trata, basicamente, dos seguintes assuntos:
A. O arrebatamento da Igreja (1ª Ts 4.13-17).
B. O aparecimento do Anticristo (2ª Ts 2.1-12).
C. A grande tribulação (Mt 24.15-28).
D. O reino milenar de Cristo (Ap 20.1-6).
E. O julgamento final (Ap 20.11-15).
F. A inauguração do perfeito estado eterno, tendo a Nova Jerusalém Celeste (Ap 21.1-27).

II. O OBJETIVO DA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

A Doutrina das últimas coisas tem o seguinte objetivo:
  1. Mostrar o que está prestes a acontecer (Ap 22.6).
  2. Preparar o crente para encontrar-se com Deus (1ª Jo 3.3).
  3. Tranquilizar o povo de Deus para os últimos acontecimentos (Jo 14.1-2).
  4. Alertar a todos que o Noivo está chegando (Ap 22.17-20).
III. COMO ESTUDAR A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
A fim de estudarmos com proveito a doutrina das últimas coisas, observemos alguns procedimentos importantíssimos.
  1. Reconhecer primeiro a Bíblia.
  2. Orar com profunda reverência.
  3. Evitar especulações e vãs sutilezas da falsa hermenêutica.
  4. Esperar com alegria a manifestação do Senhor da glória.

IV. POR QUE EXISTE MUITA CONFUSÃO COM RESPEITO À ESCATOLOGIA?

1. Falta de afinidade com o Espírito Santo. Isso traz confusão espiritual (1ª Co 2.10-14).
2.  Falsa aplicação do texto bíblico nos seus variados aspectos.
  • Quanto ao povo (Mt 24.14). Judeu, gentio e igreja.
  • Quanto ao tempo (Mt 24.3). Escatológico.
  • Quanto ao lugar (At 2.17-20; Mt 24.29). Só Israel.
  • Quanto ao sentido do texto (Ez 37). Com o povo de Israel.
  • Quanto à mensagem do Texto (Jo 3.5).
  • Quanto à procedência da mensagem existem três fontes: de Deus, do homem e do Diabo.
A Bíblia diz “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2ª Tm 2.15).
Manejar: é o mesmo que aplicar corretamente o texto bíblico quanto aos elementos acima. É um dever de todo o obreiro do Senhor “saber manejar a Palavra da verdade”.
Não podemos , de forma alguma, ser omissos ou corromper a sã doutrina.
3. Conhecimento bíblico desordenado: Há crentes portadores de um admirável conhecimento bíblico, porém, de forma solta e desordenada, sem examinar a hermenêutica bíblica.
4.  Conhecimento que é apenas especulação do raciocínio humano (1ª Co 2.14).
Neste tipo de conhecimento que muitos crentes têm não há qualquer intenção de consagração ao Senhor, e muito menos humildade e obediência a Sua vontade.
Pr. Elias Ribas

FONTE: http://esbocobibliapentecostal.blogspot.com.br/2014/09/escatologia-biblica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário